musica popular dos 8

O Projeto

O Projeto MP8 faz parte das atividades culturais fixas do Instituto Luso-Brasileiro da Universidade de Colônia  e conta com o apoio do Departamento de Mobilidade Internacional da Universidade, através do patrocínio do DAAD – Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão.
Surgiu do desejo dos estudantes de Filologia Portuguesa e Estudos Regionais da América Latina (na sigla alemã RSL) de se aventurarem pela riqueza musical das regiões de língua portuguesa, aplicando seus talentos musicais neste intuito, pois muitos estudantes já tocavam algum instrumento ou cantavam.
Muito se fala da musicalidade do idioma português e daí foi um pulo para a expressão musical em si. Desta forma nasceu a iniciativa em 12 de maio de 2017, durante um evento comemorativo da semana da Língua Portuguesa, na Alte Feuerwache em Colônia.
Ao longo de sua existência, o projeto passou por algumas transformações, indo de 4 a 12 participantes e se reinventando a cada semestre com a partida de alguns membros e a chegada de novos. Uma existência dinâmica que nos levou a até três grandes apresentações por ano, em palcos consagrados da cidade de Colônia e a embarcar numa viagem sonora por paragens conhecidas e desconhecidas.
Sendo assim, passeamos pela paisagem musical de Cabo Verde, do Brasil, da de Angola e de Portugal. Faltam ainda Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, nossos desafios para o futuro.

Albertino Moreira, Raban Brauner, Emmanuelle de Freitas, 2018 (Foto: Laura Gröbner)

Desde 2018 contamos com o patrocínio do DAAD, através do programa ERASMUS+. O projeto abre um espaço de convivência linguística e cultural que pode ser um grande apoio na preparação de um semestre de intercâmbio em algum país de língua portuguesa.
A convivência durante a escolha do repertório, os ensaios e fins de semana de ensaios, assim como a preparação das apresentações são momentos que fortalecem os elos entre os membros do grupo e assim aprendemos uns dos outros, entre  alemão e português, numa troca enriquecedora.

Sobre nós

Somos amantes da música e, em especial, da musicalidade dos países de língua portuguesa, nas suas mais diferentes variedades, incluindo as expressões dialetais e crioulas.

Temos tido a honra e o prazer de trabalhar com  grandes percussionistas, entre eles Tiago Calderano (Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro),  Klaus Schloßmacher (Colônia), Carl Zinsius (Colônia) e Bruna Cabral (Belém do pará, Brasil).

Na primeira constelação do projeto, contamos também com a participação da trompetista Emmnuelle de Freitas (Olinda/Colônia).

Constelação atual (Verão de 2025)

Leonie Eckrich – Voz
Leilah Vasconcelos – Voz
Johanna Köster – Voz
Albertino Moreira – Voz, pandeiro, cavaquinho
Toti Clement – Guitarra, teclado
Valentin Klug – baixo
Axel Rüth – Violão